segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Aprenda um pouco sobre o MATRINXÃ

Nome comum: Matrinxã
Nome cientifico: Brycon sp
Família: Characidae, de peixes com o corpo lateralmente achatado e maxilar inferior saliente
Característica: Peixe de escamas com corpo alongado, um pouco alto e comprimido. A coloração é prateada, com as nadadeiras alaranjadas, sendo a nadadeira caudal escura. Apresenta uma mancha arredondada escura na região umeral. Os dentes são fortes, multicuspidados disposto em várias fileiras na maxila superior. Chega aos 80 cm de comprimento e 5 kg de peso. Sua carne e de paladar apurado, é muito consumida nas regiões Centro Oeste e Norte do pais.
Hábitos: Realiza migrações reprodutivas e tróficas. Nos rios de água clara, é muito comum ver cardumes de matrinxã, se alimentando debaixo das árvores, ao longo das margens.
Distribuição: Bacias Amazônica e Araguaia-Tocantins
Equipamento: Varas médias, linhas 12 a 17 lb e anzóis 2 a 6/0 é essencial usar encostoados.
Iscas Naturais: Minhocas. salsicha, massas, coração de boi, figado de boi.
Iscar Artificial: Plugs de superfície e meia água, spinners, colheres e flies.
Se você ja fisgou uma MATRINXÃ e registrou esse momento, mande para nós postaremos com o maior prazer.

2 comentários:

  1. Oi!!! Eu estava lendo sobre o matrinxã, muito legal. é verdade que o matrinxã da saltos quando fisgado??? e em quais pesqueiros eu posso pescar este peixe???

    ResponderExcluir
  2. Ola, Rodolfo!
    É um prazer te-lo aqui em nosso blog. Então vamos ao que interessa, o matrinxã é uma espécie que você encontra com facilidade em pesqueiros por ser uma tipo de peixe bem esportivo, e você pode encontra-lo com facilidade nos pesqueiro: Maeda tanto nos tanques menores como no tancão, outra dica no tancão tente usar a artificial X-Rap 8 Branca (Glass Ghost) essa não falha / Tio Oscar / Boitupesca (Malagueta) / Rancho da Pesca / Pantanosso / Haras Queen.

    Rodolfo, espero ter ajudado.
    Um grande abraço

    Onde Pescar
    Armando Martinez Junior

    ResponderExcluir