quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Aprenda um pouco sobre a PIRARARA

Nome Comum: Pirarara
Nome Científico: Phractocephalus hemioliopterus
Família: Pimelodidae, de peixes siluriformes deprovidos de escamas
Caracteristica: Peixe de couro, de grande porte. É caracterizado pela cabeça enorme, fortemente ossificada, com a placa óssea localizada antes da nadadeira dorsal. É um dos peixes mais coloridos da Amazonia. Sua coloração é bem chamativa, sendo o dorso castanho esverdeado, os francos amarelados e o ventre esbranquiçado. As nadadeiras dorsal e caudal são alaranjadas. Diversas pintas estão espalhadas na cabeça. Cada Pirarara tem suas manchas; o que acaba diferenciando um exemplar do outro. Pode chegar a mais de 1,50m de comprimento e mais de 50 kg.
Hábitos: As pirararas são mais encontradas no período noturno, começo da manhã e final da tarde. Se alimentam bem próximo a margem.
Distribição: Bacias Amazônica, Araguaia-Tocantins.
Equipamentos: Equipamento do tipo pesado com linhas de 30 a 50 lb, os anzóis mais utilizados são os de nº 8/0 a 14/0.
Iscas: A preferência e por iscas vivas, mas pode usar também, filé de peixe (tilápia, lambari), filé de frango, guelra e cabeça de tilápia (qualquer peixe ou seus pedaços), salsicha e minhocoçu.
Iscas Artificial: colheres e plugs de meia água.
Se você ja fisgou uma PIRARARA e registrou esse momento, mande para nós que postaremos com o maior prazer.

Um comentário:

  1. É a pirarara é um peixe bem procurado nos pesqueiros pena que não são todos que tem este peixe. Mas no tancão do maeda tem sim e são grandes.

    ResponderExcluir